sexta-feira, 18 de julho de 2008

China, Olimpíadas, Direitos e Boicotes
















Esta imagem é um Ctrl C Ctrl V do
http://trottolices.blogspot.com/2008/03/boicote-as-olimpadas-de-pequim.html


Recebi hoje um e-mail que comenta sobre a violação de direitos humanos e dos animais na china, convidando cada leitor a participar de um boicote às olimpíadas de Pequim/2008.
Eu sempre leio este tipo de e-mail com certo cuidado, primeiro penso que tudo é mentira, até ir confirmando algumas informações. Não vou colocar nenhuma imagem forte porque basta procurar no google para encontrá-las. Quem quiser atalho pode clicar no holocausto animal: http://holocaustoanimalbrazil.blogspot.com/2007/03/china-o-inferno-dos-animais-aqui-na.html
Passei a procurar blogs e sites que discutem o assunto e encontrei bastante material, uma tarde inteira em que eu deveria fazer a faxina pra esperar a sogra foi gasta (bem gasta) buscando informações.
Na minha opinião, ocidental, os chinenes possuem 'a estranha habilidade de comer animais que os ocidentais não comem'. Desde os repugnantes escorpiões até os fofuchos cachorrinhos. Não consigo sensurá-los por comer cães pois respeito profundamente a cultura de cada povo. Além disso, na declaração universal dos direitos dos animais não diz quais podem ser comidos e quais não podem. Diz que precisam ser respeitados, que não podem ser submetidos a maus tratos e que quando for necessária a sua morte, esta deve ser instantânea, indolor e de forma que não lhe provoque angústia.
É a violação desses direitos que causa a minha indignação.
Acho difícil falar mal da china pois sei que tem muita coisa feia que acontece com os bichos aqui no Brasil.
Mas se é difícil falar de animais, quem dirá de gente. Em se tratando de direitos humanos, vou apenas mensionar a política do rigoroso controle de natalidade e a falta de liberdade de expressão.

Não quero me alongar nesta conversa pois ainda não cheguei no clímax.

Houve rumores de que o presidente da França boicotaria a abertura das Olimpíadas, em função de toda a polêmica que tem surgido em torno do evento e a China e o Tibet e etc...
No entanto o Sr.
Nicolas Sarkozy irá sim à cerimônia de abertura pois acredita que o boicote é uma ofença à China.
Sabem qual é motivo? Dinheiro. Não são as leis da física que movem esse mundo e sim, o dinheiro.

Não vejo razão alguma pra boicotar as olimpíadas. Mas vejo cifras de razões pra boicotar produtos chineses. Ou são produtos toscos, mau confecionados, ou são fruto da exploração de mão-de-obra barata.
Ano passado comprei um abrigo de uma marca famosa. Não prestei atenção, dizia na etiqueta 'made in china" não compro mais. Nem o tenis da Nike, nem o abrigo da Adidas nem nada que for feito na china, principalmente esses famosos e caros.
Vou comprar o Olimpikus brasileiro, valorizar o trabalho que é feito aqui e de quebra esperar que haja retorno por parte dos impostos que as nossas empresas pagam e a valorização da nossa sociedade por meio dos postos de trabalho que elas geram. Isso é fazer a nossa máquina girar. (já que é o dinheiro e não a física que move a máquina)

Se há algum boicote à China que possa tirar o sono do governo chinês é o boicote a seus produtos.

Nenhum comentário: